sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Fraldas e a Sustentabilidade

No começo da gestação de Mamãe Paixão eu brinquei que usaríamos apenas fraldas de pano. O objetivo seria evitar o descarte de centenas de fraldas de plástico não-recicláveis no meio-ambiente.

Bem, não foi exatamente uma brincadeira. Quem já foi lá em casa sabe que tento reciclar o máximo de lixo possível e atualmente creio que não consiga reaproveitar apenas 5% de todas as porcarias que produzo.

Se fosse realmente possível usar apenas fraldas de pano, portanto, eu as usaria. Mas não o é.

Além de nojentas, elas consomem grande quantidade de água para serem lavadas e nunca são totalmente limpas e livres de bactérias e germes, além de não serem tão confortáveis para os bebês como as fraldas descartáveis (a bem que eu suspeite que o Paixão Vergueirinho jamais viesse a demonstrar descontentamento por isso).

De qualquer forma, toda vez que eu falava com alguém sobre o assunto a resposta imediata era: "É você quem vai lavar?"!!

Então, como não sou eu que vou lavar, e pelos motivos já citados acima, fui devidamente convencido a abandonar a idéia....

7 comentários:

  1. Esta é a primeira de várias idéias que vais abandonar, meu amigo...

    ResponderExcluir
  2. Saiba vc que existem fraldas biodegradáveis. É só desembolsar um extra... rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Você não conhece as novas fraldas ecológicas certamente, não é? Veja aqui um vídeo e eu te garanto que você vai repensar essa sua idéia.http://www.fraldasdipano.com.br/video.php?cat=Mg&id=NA
    Ótimas, lindas, práticas, super econômicas ( vc economiza sabão e pomadas) e muito, mas muito mais saudáveis e confortáveis para o bebê!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. com certeza, não conhece as fraldas mordenas!nojentas eram as descartáveis que deixavam a minha filha doente, em hospitais tomando antibióticos na veia, sofrendo!passando milhares de bactérias para ela, deixando ela úmida em contato com o xixi horas e horas a fio com aquela quimica toda das fraldas. nojentas?nojento é limpar gofada de bebe, bumbum de bebê!isso é inevitavel...e todo pai e mae fazem isso!ficar passando pomada o tempo todo pro bumbum do bebe nao assar..putz, to fora!fralda de pano é integral por aqui desde o dia que as descobri!!graaaaaaaaças a Deus, hoje minha filha ta livre de antibioticos e eu livre de despesas com pomadas e fraldas descartáveis. minha conta de água e luz nao aumentou NENHUM CENTAVINHO, nao tenho trabalho nenhum em lava-las pq quem lava é a maquina mesmo...além de serem lindas dispensam eu ter que usar calcinhas por cima delas quando uso um vestidinho na minha bb, basta colocar uma fralda combinando!sao praticas, fácil de trocar, são boas em todos os sentidos. pesquise mais a respeito..antes de tirar conclusões precipitadas principalmente na parte do "nojentas" quero o melhor pra minha filha e jamais usaria algo "nojento" nela. sobre estarem limpas das bactérias voce se engana mais uma vez pois foi justamente o pediatra nefrologista da minha filha que as indicou por evitar as infecções e deu certo, antes ela itnha infecções toda semana e agora..nao tem mais!ja fazem 6 meses!!

    ResponderExcluir
  5. ah, e elas também usam pouquissima quantidade de sabão...muito menos do que se usa para lavar qualquer outra roupa comum em casa. o assunto ainda gera muito preconceito fico realmente bastante chateada em ver comentarios como esse..já que sofri tanto com essas porcarias de descartáveis. sobre o conforto então nem se fala, sem pomadas bambuzentas no bumbum...acordando sequinha todos os dias (nenhuma fralda descartável aguentava a noite inteira com ela, pois ela ficava no soro e mesmo quando tava fora do hospital precisava beber muita água. e eu so usavas marcas boas..nunca economizei com isso, nunca comprei fralda "fuleira"). minha filha perdeu 80% da função rena por conta de infecções urinarias..tudo por culpa das descartáveis. mais uma vez lhe peço, reveja seus conceitos antes de fazer um post como esse!

    ResponderExcluir
  6. cada um com seu cada um, cada qual com seu cada qual. A gente se adapta ao que é melhor e mais confortável. Vc não conhece minhas fraldas, as que eu faço e uso nos meus netos....são de pano! Entendo sua posição, mas agora as coisas estão ficando sérias. Seu filhote pode usar a fralda que quiser, mas será que viverá, crescerá e procriará num mundo bom? Vamos cuidar, menino, deste planetinha...para que nossos filhos, netos, bisnetos tenham uma vida melhor...e isso não se resume a fraldas.

    Patricia

    ResponderExcluir