sábado, 7 de março de 2009

Amor às letras

Cresci em um ambiente de livros.

Com pais professores, sendo um deles bibliotecário, não foi difícil que a paixão pela leitura se desenvolvesse em mim de forma fulminante: aprendi a ler cedo e com menos de 12 anos já tinha visto quase tudo do Sítio do Picapau-Amarelo, Tarzan, Julio Verne, Coleção Vaga-Lume (cuja coleção tenho até hoje) e muitos outros textos. Com uma biblioteca e uma gibiteca em casa, sem computador na época e apenas uma TV para seis pessoas, a leitura era o que mais me cativava (além de torcer pelo tricolor, claro!).

Mamãe Paixão não deixa por menos. Semana passada, comentando sobre Nelson Rodrigues, descobri que ela leu Engraçadinha aos 16 anos. E como começou no teatro aos 13, teve a oportunidade de conhecer inúmeros textos e livros clássicos e modernos, alguns que até hoje sequer cheguei perto.

Quando fiquei sabendo disso, me emocionei:

- Será que conseguirei transmitir à criança o mesmo amor pelos livros que eu tinha? E criar um ambiente onde a leitura venha como desejo dela, não como obrigação?

Hoje, ainda não sei muito o que fazer. Penso em encher o quarto de livros, mas Mamãe Vergueiro atenta para a poeira e a saúde do bebê. Quero que nossa filha nos veja lendo a todo instante e se inspire no exemplo dos pais para compartilhar do mesmo gosto. Sonho no dia em que ela, ao chegar na casa dos avós paternos, saia correndo em direção à biblioteca e devore os livros e gibis do mesmo jeito que o pai fazia quando criança.

Ler, é libertador. Faz bem à alma, faz bem à vida. E ensina a crescer. Ler é tudo.

Um comentário:

  1. então vc está no caminho certo, jp!!!

    ver os pais lendo e ter uma casa repleta de livros já é inspirador!!!
    a minha afilhada adooooora um gibi, e os 'lê' (!), isso pq ela só tem 3 anos, não sabe ler de fato mas consegue interpretar as figuras e é muito gostoso pegar os meus livros de criança e ficar lendo com ela no colo!!!

    vai treinando lendo pro bebê na barriga!! assim ele se acostuma com a sua voz!

    ResponderExcluir