quarta-feira, 4 de março de 2009

Música para os ouvidos

Mamãe Paixão é musicoterapeuta, sabiam?

A música faz parte da vida dela e essa é apenas mais uma das suas inúmeras virtudes. A dança também.

Papai Vergueiro também gosta de boa música e é apaixonado pelas tradições musicais e pelas danças brasileiras, ainda que quase nada conheça sobre o assunto. Pouco sei sobre o côco, cavalo marinho, umbigadas, jongo, frevo, capoeira, maracatus, cirandas, pastorinhas, etc., mas aprendi a apreciá-las e valorizar a cultura regional.

O texto publicado no blog ontem faz parte de um CD de músicas infantis tendo como base textos da poeta Ruth Rocha. Mamãe Paixão comprou esse CD para tocar para a Vergueirinha.

Queremos que ela ouça música desde antes de nascer, ainda no ventre da mãe. A música faz parte das nossas vidas e desenvolver a habilidade auditiva da criança é fundamental. É nessa fase que se formam as ligações auditivas que vão nos acompanhar para sempre. No ventre, o bebê se acostuma com os sons e vai aprendendo a distingui-los. Se acalma, se condiciona. Tendo nascido, reconhece a música que ouviu anteriormente e aprende a fazer as conexões sonoras necessárias.

Eu não entendo muito mais que isso, Mamãe Paixão é que é a especialista em música da casa. Mas quero que minha filha aprenda muito mais do que eu aprendi quando criança. E aprenda a amar e a se emocionar com a música e as maravilhosas melodias brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário