segunda-feira, 30 de março de 2009

Sobre o parto

Coloquei há pouco uma nova enquete no ar sobre as preferências quanto ao parto da Vergueirinha.

Tanto eu como Mamãe Paixão acreditamos nas virtudes do parto natural e nos seus efeitos positivos para com o bebê.

Mamãe Paixão, de início, pensava inclusive em realizar o parto na água, uma forma antiga e pouco usual no nosso costume ocidental.

Lendo um pouco mais sobre o assunto ela verificou que talvez essa opção não seja assim tão vantajosa para o bebê e para a mãe, além de ser anti-higiênica.

Conversando com amigos nesse final-de-semana ouvi alguém comentar da pressa que os médicos têm quando a mulher entra em trabalho de parto. Ficam incentivando a realização da cesária e, com isso, talvez, resolvem logo a questão. Nós mesmos em casa - éramos quatro irmãos - nascemos todos de cesárias.

Ao mesmo tempo, valoriza-se cada vez mais o parto natural no país. No Amapá, por exemplo, existe faz muitos anos um programa de saúde pública que investe na capacitação de parteiras para atendimento à população, com resultados maravilhosos.

A decisão final será de Mamãe Paixão, é certo. Até a hora chegar ainda vamos conversar bastante sobre o assunto. Opiniões?

* * *

Mamãe Paixão tem sofrido um pouco com a gravidez nesses últimos dias. Está de gripe há mais de uma semana e voltou a ter que tomar antibióticos no sábado em virtude de uma infecção. Tem dores lombares e muito cansaço. Hoje, segunda, passou mal logo de manhã quando saía para o trabalho.

É gostoso cuidar dela, dar toda a atenção necessária. Nem de longe, no entanto, eu consigo compreender da mesma maneira tudo o que ela está sentindo...

5 comentários:

  1. Meu voto (por enquanto o unico) foi para a cesariana devido a imensa dor que envolve o processo de dar a luz em parto normal (pelo menos eh o que os filmes mostram...)

    Acho que ha uma serie de incomodos e desconfortos que a gravidez parece envolver. No final, passar por um dor intensa e tremenda parece um sacrificio muito grande se hoje ha outros metodos.

    beijo :-)

    xxx

    Mari Ricci

    ResponderExcluir
  2. Voto na cesaria, pq tenho várias complicações de infecções que pode passar para o bebe durante o parto natural, e estas infecções são normais em mulheres grávidas. Tb pq ando pesquisando sobre partos, e parece que parto normal é a mais nova religião, existe comunidades de mulheres que chegam a insultar mulheres a favor da cesariana, e até mesmo qdo a mãe e o bebe estão com risco de vida e o médico marca uma cesariana, elas caem matando em cima, dizendo ser desnecesária. Na minha opinião há uma propaganda muito grande sobre o parto normal, mas é pro governo e os planos de saúde gastarem menos com o parto.
    Eu vou optar pela cesaria, meu médico deixa a mulher a vontade na decisão, não quero ficar horas sofrendo em trabalho de parto.
    Mas acho muito corajosa mulher que optam pelo normal.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Opinião de experiente mãe de 6 filhos, todos nascidos de parto normal!

    Nada melhor que o parto de cócoras, mas tem que começar a preparar-se já.

    Outra: na gravidez, prisão de ventre é comum e causa dores de cabeça, gripes, mal-estar, infecçoes, etc.

    Se cuidem!

    Beijinhos, que Deus os abençoe (já pensou em nome?).

    ResponderExcluir
  4. Valeu pelas contribuições, meninas! Vamos ver o que acabaremos decidindo. Ou melhor, o que Mamãe Paixão decidirá! :)

    ResponderExcluir
  5. jP, ontem esqueci de comentar sobre a sua enquete: o parto natural é diferente do normal, viu? O natural não tem anestesia e o normal pode ter. O natural normalmente é feito em poucas maternidades ou em casa. Beijos, Gê

    ResponderExcluir