terça-feira, 7 de abril de 2009

Significados

Nesta semana encerra-se a Quaresma e com ela o período de 40 dias de penitência a que me impus.

Bem distante de ter vivenciado o verdadeiro significado da Quaresma - que é a preparação para a paixão, morte e ressurreição de Cristo em permanente escuta da Palavra de Deus (alcançada pela oração, esmola e jejum) - o fato de abdicar de pequenos prazeres do meu cotidiano foi suficiente para suscitar em mim uma importante reflexão sobre a paternidade.

Quando escolhemos ser pais nos entregamos ao que há de mais belo e puro e alcançamos aquilo que, para mim, muitas vezes se caracterizou como o mais importante motivo de estar nesse mundo: gerar vida.

Somos como Deuses quando somos capazes de procriar, de dar continuidade à nossa linhagem e aos nossos ideais, representados na figura daquele que vem em seguida.

Que Pai pode se considerar verdadeiramente completo, quando completo é o sentimento de parternidade nele existente, se não transmitir aos seus filhos o que há de melhor a se viver nesse planeta, seus sonhos, ideais, seus princípios e sua ética?

Somos reflexo daqueles que antes de nós viemos e nossos filhos serão reflexo de nós, de nossas atitudes e crenças.

Abdicamos agora de prazeres e momentos do dia-a-dia que, solteiros ou enamorados, teríamos não fosse a presença do filho. Abrimos mão de viagens, de riscos assumidos, de sonhos não realizados, em troca da experiência e da alegria de sermos pais.

Não é, no entanto, uma penitência, um sacrifício. É na verdade a luz, o encantamento, a glória. Ser pai é ser tudo. Se ver nos olhos de uma criança é a verdadeira realização humana. É assim que me sinto, é assim que espero meu primeiro filho: feliz, completo, amando.

4 comentários:

  1. jP,
    achei maravilhoso esse seu texto. Muito comovente e verdadeiro!

    Espero ver você e a "Mamãe Paixão" na quinta! Mil beijos pros 3!

    ResponderExcluir
  2. maravilhoso
    maravilhoso texto.

    Que Deus continue a abençoar vcs!!!

    ResponderExcluir
  3. Jota... adoro entrar aqui e ler seus medos e ansiedades quanto a vinda deste bebê - presente de Deus!!!!

    Vira e mexe tô aqui!

    Beijos ao Papai e à Mamãe!

    ResponderExcluir
  4. Brigadão Nanda! Até de noite! :)

    Valeu Anônimo, valeu Cami!! Bom te encontrar!

    Beijão

    ResponderExcluir