segunda-feira, 15 de junho de 2009

Listas

Definida a data do chá-de-bebê (4 de julho, por sinal), começam os preparativos.

No ar no blog já há algumas semanas, pergunto em uma pesquisa a opinião dos amigos sobre o que se deve sugerir como presente para os que comparecerem ao evento de celebração pré-nascimento. Está vencendo, de longe, a opção de que seja indicada uma lista para escolha.

Aqueles que acompanham estas linhas desde praticamente o seu início vão lembrar também que cheguei a sugerir que, ao invés de termos presentes físicos, os amigos doassem dinheiro ao Amparo Maternal, uma instituição em São Paulo que dá apoio à mães carentes e necessitadas para que tenham uma estrutura digna durante a gravidez e inclusive por um período após o parto. Essa opção sequer entrou na pesquisa.

A verdade é que, como em praticamente tudo na vida, há convenções sociais também para se ter um bebê. Está certo, vivemos em sociedade, e há expectativas que temos que são muito parecidas para todos. Um bebê vai nascer, a vida mais uma vez será celebrada, e as pessoas gostam de dar presentes. Por que se recusar a aceitá-los?

Assim, o problema agora fica em como fazer a gestão da lista. Pera aí, que lista? Como é que os pais, principalmente em nosso caso, de primeira viagem, vão poder dizer com precisão quais ítens que eles precisarão de verdade e quais são meros caça-níqueis de papais animados e pimpões?

Mamãe Paixão está me ajudando, claro. Aliás, é ela quem manda nisso tudo.

Não queremos fazer lista em site de produtos infantis. Não queremos amarrar nossos amigos em um determinado fornecedor. Ao mesmo tempo, não posso simplesmente publicar aqui uma lista de produtos que precisaremos e que nos agradaria receber como presente no dia do chá-de-bebê. Corro o risco de ganhar três porta-mamadeiras térmicos e nenhum babador plastificado. E aí?

Já que não temos nenhuma amiga organizando o chá-de-bebê (deveríamos?) e eu particularmente acho deselegante pedir para as pessoas mandarem um e-mail dizendo que presente querem trazer, ficamos em um beco sem saída. Ou não.

Alguém aí conhece algum site com tecnologia que nos permite indicar os produtos interessantes para o cuidado da Maria Alice e, ao mesmo tempo, possibilita aos convidados riscar da lista aqueles que vão trazer, evitando duplicidades? HELP!

4 comentários:

  1. jp... todo chá de bebê que participei até hj, no convite vinha o presente que eu deveria levar!

    mas deve existir um site tipo o amigo secreto né?

    ResponderExcluir
  2. Mas Jackie, quem sou eu para indicar o que cada um deveria levar? Não sei, me parece estranho isso!... Beijão

    ResponderExcluir
  3. Google doc rules!!!
    Todos participam, todos opinam, todos sabem o que já foi garantido...
    e papai e mamae vergueiro fiarão felizes!

    ResponderExcluir
  4. bom sei lá... sempre que participei foi assim... nunca pensei em novas maneiras.... mas o google docs é realmente de longe a melhor opção!!!! fz um doc de 'excel' e manda convite pra todo mundo dar pitaco hehehehe
    se der certo quem sabe não faço para os meus (qdo for minha vez) hihihihi

    ResponderExcluir