domingo, 20 de setembro de 2009

Amamentação



Um dos motivos de certa divergência entre Mamãe Paixão e eu diz respeito à amamentação de Maria Alice.

Influenciado pelo primeiro pediatra a que levamos a menina, sou da opinião que deveríamos cultivar nela um determinado ritmo entre as mamadas, para que se acostume com a alimentação nos momentos certos e não a qualquer instante.

Já a segunda pediatra, a mais legal, disse que Maria Alice deveria poder mamar quando sentisse fome. Não importa se tiver feito pouco tempo desde sua última vez, se a bebê manifestar vontade de ir ao peito (geralmente levando sua cabeça para trás, como se buscando o alimento, ela terá que ser alimentada.

Além disso, longos períodos sem mamar deveriam ser evitados para não ocasionar a hipoglicemia na Maria Alice (ai minhas noites de sono!).

Naturalmente que não vou me impor nessa questão. Mamãe Paixão é quem melhor sente e melhor sabe o que é o certo para a pequena. Algumas vezes, para tê-la em paz, realmente não há nada mais fácil que colocá-la a mamar no primeiro momento em que pede o peito.

Mas que meus institos disciplinadores querem atuar na educação da menina desde já, isso eles querem!

3 comentários:

  1. Queridos, sou amiga de circo da Mara e antes de mais nada queria dar os parabéns pra toda a família!! A Maria Alice é linda!! =)
    Além disso, como obstetriz, queria dizer a vc, papai, que não se preocupe tanto com as regras de alimentação nesse começo de vida da sua pequena.
    Ela irá se disciplinar só quando começar a ter uma rotina alimentar parecida com a nossa, a partir de 1 ano, mais ou menos, quando poderá comer alimentos sólidos.
    Até lá, você deve se conformar com as mamadas muito pouco espaçadas! Isso acontece porque o estômago do bebê ainda é muito pequeno e está em processo de crescimento - nem sempre ela consegue mamar tudo o que precisa para as próximas 2 horas, por exemplo.
    Sei que é difícil para marinheiros de primeira viagem, mas acredite no instinto de sua pequena e não pense que é birra, é fome mesmo!! hehehe
    Um beijo grande à linda família!
    Bianca Dias Amaral

    ResponderExcluir
  2. Ela é linda, estou emocionada!
    Acho q por estar sentindo o mesmo que vc!

    ResponderExcluir
  3. Jão, todos falam sobre espaçar as ammadas, mas te juro que tentei, porém no começo é impossivel. Usei livre demanda com Minha Lis e agora aos dois meses e meio ela mesma está espaçando. No início vale a pena dar a livre demanda, pq vc de jeito nenhum vai conseguir ouvir sua pequena se acabando emchoro sabendo q o peito soluciona qq choro. Depois de um tempo vao perceber q ela mesma vai espaçar as mamadas.
    Apenas sejam pacientes, daqui há um tempinho vão estar cada vez mais conhecendo ela. Tenho apenas dois meses e meio de mãe e a tática que uso é observá-la ao máximo. Presto bastante atenção no que ela mostra e em suas reações ao que eu faço nela. Realmente, a criança te mostra e te ensina tudo, bas ta observá-la, pelo menos comigo tem sido assim. A maior arma é a paciência. Mande seu telefone p meu email Jão! Assim q voltar de Salvador vamos aí visitá-los. Amor, Bju!

    ResponderExcluir