quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Milka



A livre demanda para mamar tem suas vantagens, mas também dá um trabalhão.

Com quase quatro meses de vida, e pesando mais de seis quilos desde o terceiro mês, Maria Alice só se alimenta de leite materno.

Essa, parece ser a recomendação mais moderna da pediatria. Médicos mais tradicionais e antigos indicaram dar também chás, suquinhos na colher, etc., mas hoje em dia o que se fala e recomenda é até o sexto mês o leite materno é tudo o que a criança precisa e deve receber para o seu sustento.

Parece estar dando certo, já que Maria Alice está grande e forte, mas isso dá uma canseira em Mamãe Paixão porque, fisicamente, nem sempre é possível para ela produzir leite na quantidade necessária, uma vez que a livre demanda faz com que a pequena mame muitas vezes ao dia.

Tentamos contornar isso com leite em pó de vez em quando, mas Maria Alice não aceita. Menina mimada, só quer o peito da mãe, nada mais.

Infelizmente, por isso também não foi possível para nós doar a bancos de leite, algo que pretendíamos no momento.

Vamos ver. Será que com o tempo ela vai requerer menos mamadas ao dia ou irá aos poucos aceitando a mamadeira? Ano que vem Mamãe Paixão volta a trabalhar, como ficará essa dependência?

Estamos aprendendo ainda!

3 comentários:

  1. jP, embora não pareça, a Mara tem sim leite suficiente para a pequena. Com o tempo, o peito vai ficando menor mesmo, mas não quer dizer que não consiga produzir todo o leite que a Alice quer mamar. Ele produz conforme a demanda. Como mãe que amamenta há quase 9 meses, realmente é desgastante. Estou com 3 quilos a menos do que o normal, fiquei doente umas 2 vezes e me sinto sempre cansada. Foi uma escolha e agora entendo porque as mães param de amamentar antes do 1 ano. Agora, o Deco só mama a noite, de madrugada e pela manhã.
    Segue a indicação de um site que eu adoro. Elas respondem às dúvidas das mães também: http://amamentacaoexclusiva.blogspot.com/

    Beijos, Gê

    ResponderExcluir
  2. Menos leite que eu, duvido que alguém tenha, nunca vazou leite, rs rs.Mas o leite muitas vezes é produzido no ato da amamentação !!
    Mas mesmo assim eu amamento exclusivamente, trabalho fora desde os 2 meses, e aluguei bomba elétrica para tirar leite, pq com bomba manual não sai uma só gota, e deixo em casa.
    Agora ela entra no sexto mês e começa com sucos e frutas e no sétimo com as papinhas salgadas, aí descanso mais na amamentação.
    Mas foi um sacrificio amamentar exclusivamente, tinha dia que não saia uma só gota de leite mesmo com a bomba eletrica, mas eu fui firme na decisão de amamentá-la exclusivamente.
    Resultado: nunca teve nem mesmo uma alergia.
    E não contribuí pra propina que os fabricantes dão para os pediatras convencerem as mães que os leites dela não são suficiente ou que são fracos.
    Se Deus permitir amamentarei minha filha até os 2 anos, senão o máximo que conseguir !!!

    Tem uma comunidade que chama "grupo virtual de amamentação" nos momentos que não conseguia tirar leite, foi lá que consegui dicas de massagens e etc, para não desistir da amamentação exclusiva. Recomendo.
    bjs Marisol

    ResponderExcluir
  3. Oi Gê e Marisol, obrigado pelos comentários!!

    O mais difícil, eu acho, não é a Mara conseguir produzir o leite, mas a Maria Alice ficar mais tranquila nos momentos em que não está amamentando. Se não o leita acaba virando uma forma de mantê-la quieta, e por isso fica tudo mais difícil para a Mara.

    Mas a gente tá indo, eu tô do lado dela, ajudando, esperando que em breve tudo fique mais fácil.

    Beijão, valeu pelos sempre presentes comentários! jP

    ResponderExcluir