domingo, 31 de janeiro de 2010

Beethovina

video

Estímulo é a palavra chave.

Sempre que possível, brincamos e estimulamos Maria Alice para que ela vá aos poucos se relacionando melhor com a gente e com o ambiente.

No vídeo dessa postagem, por exemplo, ela está brincando com o teclado da Mamãe Paixão. O teclado foi apresentado à pequena faz duas semanas e só nos últimos dias é que ela passou a entender que o movimento dos seus dedos nas teclas é que causa o som.

Também a deixamos de pé muitas vezes ao dia. Ela ainda não anda, não controla o movimento da perna, mas fica ereta por vários segundos e já faz menção a se levantar, reclamando quando está deitada. Tudo o que fazemos é segurar suas mãozinhas e dar apoio que ela se ergue por conta própria.

Cantar é outro estímulo. Colocamos o DVD do Cocoricó na tevê e vamos longe cantando para ela. Maria Alice ainda não entende a música, mas já faz sons ritmados com a gente. Chuva, chuvisco, chuvarada...

Estou devendo uma leitura para a pequena. Ainda não parei e contei uma história de ninar, ou uma fábula infantil. Mas Maria Alice não fica quieta mesmo, nem para dormir, então para isso acontecer vai demorar um pouquinho.

Por fim, ainda falta estimular a paixão de menina pelo tricolor paulista. Parei de cantar o hino do São Paulo para Maria Alice, tenho que retomar esse costume e "incentivarr" sua escolha.

São pequenas coisas que fazemos. Nem sei se realmente têm diferença no desenvolvimento dela, mas não custam nada para nós e conseguimos interagir melhor com a filhota, além de ficarmos um pouquinho mais felizes cada vez que ela reage de uma forma nova. E assim ela vai crescendo!

Um comentário:

  1. NOOOOOSSA!!! ADOREI! PARABÉNS!! BELEZA, BELEZA PURA.. pena que no livro não pode aparecer o video... ou sim?
    um grande beijo para todos vocês!Meus aplausos para Beethovina! Bravo!

    ResponderExcluir