segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Nhac, nhac orgânico!


É praticamente uma regra pediátrica: completou seis meses, começa a comer!

Introduzimos Maria Alice nas papinhas. Papinhas industrializadas, feitas em casa, frutas raspadas, massas amassadas, água mineral, etc. São dias de aventura na vida da filhota.

Ela dá muito trabalho para comer, fica brincando com as mãozinhas e inúmeras vezes pegou a comida, se sujou toda, foi horrível. Como não existem algemas de bebê (brincadeirinha), tive que segurá-la algumas vezes. E quando eu não estava, Mamãe Paixão teve uma bela dificuldade!

Algumas papinhas ela adorou, já com outras fez caretas. Não gostou da maçã, mas talvez o problema não seja a fruta e sim sua variação. Para comer banana deu trabalho, mamão ela gostou. A papinha de carne foi um sucesso, mas ainda não experimentamos a de goiaba com leite. Será que dá dor de barriga?

Meu alvo agora são as papinhas orgânicas. Tem uma loja (Empório da Papinha) em Moemabairro aqui perto, que faz e vende essas comidinhas de bebê produzidas com alimentos orgânicos. Não sei os preços, tentamos achar a loja, mas eu estava sem o endereço. Nessa semana quero dar um pulo lá e ver se são acessíveis. Adoro alimentos orgânicos, espero que no futuro a gente possa ter a opção de só se alimentar deles. Hoje, infelizmente, ainda são muito caros.

Com a introdução da comida e da água espero também que Maria Alice dependa um pouco menos do leite materno. Ela não vai abandoná-lo, e nós também não pretendemos deixar de dar o leite, mas talvez ajude a diminuir um pouco a demanda em cima da Mamãe Paixão e a gente consiga inclusive começar a armazenar leite para quando a filhota ficar sozinha.

São novos tempos, novas experiênicas. E Maria Alice cada vez mais linda!

*   *   *

Duas noites atrás Maria Alice acordou na madrugada chorando. Até aí, nada de novo.

Surpreendente foi minha reação ao choro dela:

- Pega o controle, pega o controle! - disse eu, ainda dormindo.
- Para quê? - respondeu Mamãe Paixão.
- Tá muito alto!

Pelo jeito tô achando que o choro dela é coisa de TV...

3 comentários:

  1. jP, comer com a mão, sentir a textura do alimento, se sujar inteira, fazer farra enquanto come, faz parte do aprendizado. Aproveitem que está calor, deixem ela só de fraldinha para que possa aproveitar. O Deco come super bem e hoje em dia, sem fazer sujeira. Deixamos no começo para que ele pudesse conhecer a comida e o momento da refeição ser atrelado a boas experiências, a ser divertido. Bom... é só uma dica... ;) Sei a sujeira que faz e como é duro limpar depois, mas asseguro que vale a pena.
    Os bebês podem não gostar de uma fruta ou alguma papinha da primeira vez, mas se você der mais duas ou três vezes, eles começam a se acostumar.
    Eu sempre fiz as papinhas do Deco em casa... aquelas da Nestlé eram só para saídas. Eu pegava um dia, fazia compra e fazia papinhas de uns 3 tipos diferentes e congelava.
    Outra dica: vá introduzindo alimentos novos aos poucos para ver se dá alguma reação. No caso do Deco, ele travava e ficavam sem "ir ao banheiro". Sofreu muito no começo. Agora já está melhor, mas fazemos de tudo para dar só alimentos que "soltam".
    Depois dessa fase inicial dá para brincar com os alimentos, cores, texturas...
    Ah... outra dica! Eles adoram papinha docinha, então beterraba, madioquinha, cenoura e abóbora estão entre as papinhas prediletas dos bebês.
    Se cuidem! A Maria ALice realmente está linda!
    Beijos, Angela

    ResponderExcluir
  2. ADOREI ESTA FOTO DA MARIA ALICE!(o Shrek também!)

    beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi GÊ! MAria aLice já tá comendo bastante agora, ainda que mantenha certa resistência para algumas frutas, etc. Mamãe tá experimentando de tudo justamente para ela ir se acostumando e se divertindo com a comida. BEijão, valeu!

    ResponderExcluir