quarta-feira, 28 de abril de 2010

Batismo


Maria Alice será batizada. Não exatamente agora, mas em agosto, se tudo der certo e os padrinhos aceitarem o convite.

Como na data do seu casamento ela já terá completado um ano de vida, e esse blog será descontinuado a partir de então, não será possível o registro virtual do evento. Assim, vale o rápido comentário neste momento.

O Batismo é um dos sete sacramentos da Igreja Católica (os outros são Confirmação, Eucaristia, Penitência, Unção dos Enfermos, Ordenação e Matrimônio). Seu significado é trazer a criança para dentro da Igreja, e a cerimônia é simples, com o derramamento de água na cabeça do bebê durante uma missa própria para o batismo.

Será o único momento de imposição religiosa para a Maria Alice. A partir daí, com o decorrer dos anos, a decisão de seguir no catolicismo, optar por outra religião - ou mesmo por não ter nenhuma - será plena dela. Seu pai estará aberto para o diálogo sobre o significado das crenças e dos dogmas, e também para explicar porque, quando adulto, optou por prosseguir na fé que sua família também professa, mas reconhece que não se impõe uma religião a ninguém (a não ser em alguns poucos - e tristes - países do norte da África e do Oriente Médio).

A cerimônia será muito bonita e emocionante. Mas tenho agora que ir na Paróquia para descobrir quais são os detalhes e burocracias exigidas. Vamos lá então.

4 comentários:

  1. Oba!
    Acho que para o batismo posso estar presente.
    Tente marcar ate dia 10 de agosto, enquanto estarei em Sao Paulo.

    ResponderExcluir
  2. não podia perder esta: casamento??? "Como na data do seu casamento ela já terá completado um ano de vida..." como assim??? já vai casar a menina tbm?

    hahaha descobriu a documentação?

    ResponderExcluir
  3. Bem, os padrinhos não poderiam faltar, não é Cla? :) Bjs

    ResponderExcluir
  4. Vixi Jacque... nem reparei, haha! Ato falho, ato falho...

    ResponderExcluir