quarta-feira, 21 de abril de 2010

Ser um bom pai


Acho que serei um bom pai para Maria Alice. Sou louco por ela e já não consigo imaginar minha vida sem sua presença. Também não acho que terei dificuldades para demonstrar carinho e afeto por ela, e é isso o que justamente mais faço quando estamos juntos.

Parei para refletir, porém, após a leitura da crônica do Walcyr Carrasco, publicada neste final-de-semana na edição número 2161 da Veja São Paulo.

A crônica explora o fatode muitos pais não colocarem limites aos seus filhos e permitirem que estes desrespeitem outras pessoas em ambientes públicos, como muitas vezes acontece em aviões, restaurante, etc., ou mesmo quando visitam conhecidos.

Pois bem, minha dúvida é: se mal consigo controlar meu cachorro - e tenho dó de dar bronca nele - como é que conseguirei disciplinar e educar a Maria Alice para que ela saiba respeitar os limites individuais e entenda que há momentos adequados para cada uma das atividade que terá vontade de fazer?

Vim de família com pai rígido, que impunha sua autoridade e enquadrava a todos os seus quatro filhos nas regras determinadas em casa. A relação era um pouco fria, mas não faltava atenção, dedicação e confiança em nós quatro, e na medida em que crescíamos íamos tendo mais espaço para desenvolver as atividades que gostávamos e crescer como adultos.

Como "espelho" do meu pai, nunca duvidei que teria a mesma capacidade de disciplinar meus filhos. Hoje, apaixonado pela Maria Alice que estou, já não tenho tanta certeza.

*   *   *

Na foto, Maria Alice se diverte com Maria Alice, amiguinha de quatro anos que conheceu domingo no gostoso evento da amiga Jacqueline.

2 comentários:

  1. Ainda bem que, pra impedir que o Papai Babão "estrague" a Maria Alice, existe a Mamãe Mara!

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre digo, que o Shin não tem muita disciplina pq eu não vou precisar mandar ele pro mundo (dizem q filho a gente cria pro mundo), agora a Bianca precisa de disciplina pq vai pro mundo e se não tiver regras e limites, vai sofrer !!
    bjs Marisol

    ResponderExcluir