terça-feira, 15 de junho de 2010

Copa do Mundo


É filhota, começou a Copa do Mundo!

O que é isso? Nada demais não, só um momento de catarse nacional que acontece de quatro em quatro anos, em que todo o país pára para assistir futebol, torcer feito doido, fazer barulho, se reunir com os amigos, e em geral reclamar muito depois do fim dos jogos.

Papai adora uma Copa do Mundo. Fica nervoso, sofre, comemora. A primeira da qual tenho plenas lembranças foi a realizada na Itália, em 1990, quando o Brasil perdeu para a Argentina em uma oitava-de-final em que nós atacamos demais e fizemos gols de menos. Doeu muito a derrota, e confesso que chorei no fim do jogo. Eu tinha dez anos...

A partir daí alternei momentos de euforia e tristeza, com as vitórias em 1994 e 2002 e as derrotas em 1998 e 2006. Me lembro de ir à Avenida Paulista comemorar quando conquistamos o pentacampeonato em 2002, com todos no metrô cantando músicas de festa do país. Inesquecível.

Tudo isso você irá compartilhar comigo e com Mamãe Paixão. Pode até vir a não gostar de futebol, mas não conseguirá ficar à parte do que está acontecendo, pois a Copa muda a rotina nacional. A próxima é no Brasil, em 2014, e nela você terá quase cinco anos. Será difícil que consiga aproveitá-la completamente, mas espero que possamos pelo menos ir aos jogos juntos algumas vezes.

É a Copa, filha. Dura só um mês, e é o suficiente para deixar qualquer um maluco - gostando ou não gostando dela.

E então, o que achou, vamos torcer juntos?

Um comentário:

  1. Ela ficou uma graça, o Zé então... rs rs
    marisol

    ResponderExcluir