quarta-feira, 21 de julho de 2010

Desmamando um bebê


Até quando é recomendável um bebê mamar leite materno?

Está claro que isso é fundamental nos três, quatro primeiros meses de vida da criança, mas existe realmente uma idade máxima em que, a partir dela, o peito da mãe já não faz mais diferença no seu desenvolvimento?

Pois bem, estou achando que chegou a hora de "desmamarmos" Maria Alice. Com quase um ano de vida, ela já se alimenta de vários outros alimentos, como sopas, sucos, leite, legumes, verduras, frutas, papinhas, etc. Sua dieta é bastante rica, ainda que ela não coma muito e atualmente reclame bastante na hora de comer.

Ainda assim, continua mamando, e parece bastante claro para mim e para Mamãe Paixão que ela o faz mais para relaxar do que realmente por necessidade de alimentação. Quando dorme e acorda no meio da noite, por exemplo, é o peito de sua mãe que a relaxa, exatamente igual o que acontece durante o dia, quando algo a faz chorar. Uma vez que Maria Alice nunca usou chupeta e também não chupou o dedo, ela não tem nenhum tipo de "muleta", e daí usar sua mãe.

Na minha opinião, a essa altura do campeonato, isso está mais prejudicando do que beneficiando a filhota. Pergunto-me então se não seria a hora de começar a efetivamente desmamá-la. A dúvida, nesse caso, é como fazer isso com cuidado, sucesso e sem deixar traumas tanto na mãe como na Maria Alice? Nesse momento, ainda não sei.

7 comentários:

  1. jP,
    com um ano, a pediatra liberou o leite Ninho... O Deco só mamava antes de dormir e de manha ao acordar... depois que expreimentou o Ninho, náo queria mais mamar... deve ser bem mais gostoso. :) Foi bem simples e sem traumas, tanto para mim quanto para ele.

    ResponderExcluir
  2. JP,

    Nada substitui o leite materno. Fiquei surpresa da sua dúvida, visto que existe milhares de pesquisas que comprovam que o leite materno é importante até os 2 anos. E toda criança depois dos 6 meses, comem outros alimentos, e mesmo assim ainda é recomendado pelos orgãos de saúde. A Bianca chupa chupeta e mesmo assim tb procura o peito sempre, mesmo qdo não tem fome, muitas vezes a noite toda. Qto mais dependente a criança é nesta fase mais independente será na vida adulta, conforme pesquisas. Conheci uma senhora no metro q me vendo amamentar a Bianca com 13 meses me disse: meu filho mamou no peito até os 8 anos. Perguntei: E é super apegado a senhora? É muito apegado, mas desde os 18 anos mora sozinho e faz tudo sozinho.
    Claro que a decisão é muito pessoal da mãe. Boa sorte no desmame. Marisol

    ResponderExcluir
  3. Olá JP, como vai? Acabo de conhecer o seu blog numa busca que estou fazendo por um pediatra. Vi sua indicação pelo Dr. Franciso e gostaria de saber se vocês continuam passando nele e se realmente estão gostando.

    Sou uma Mamy de primeira....se quiser, faça uma visita no meu blog: http://mamydeprimeira.blogspot.com/

    Abraços,

    ResponderExcluir
  4. JP...quanto ao seu post, uma amiga escreveu recentemente sobre isso. Và lá e veja as dicas: http://peloscotovelosecotovelinhos.blogspot.com/2010/07/como-parar-de-amamentar.html

    ResponderExcluir
  5. Oi JP...obrigada pela pronta resposta. Pois é, pediatra é coisa complicada. Quero um que seja atencioso, carinhoso com a criança e que deixe algum telefone de contato além do consultório, para casos de emergências aos findes. Não sei se o Dr. Francisco é assim ou se a pediatra nova da Maria Alice tem esse perfil. Enfim, continuo na busca.
    Parabéns pela Maria Alice e boa sorte no desmame.

    ResponderExcluir
  6. OI PAPAI VERGUEIRO

    PARABÉNS PELA FOTO DA MARINA COM MARIA ALICE !!
    OUVI FALAR QUE O LULA MAMOU ATÉ OS 6 ANOS DE IDADE....IMAGINO QUE TAMBÉM MARINA.

    DE MEUS 6 FILHOS O MAIS "DONO DE SE MESMO", O MAIS SEGURO, MAMOU ATÉ OS 3 ANOS (ANA ESTRELLA).

    OS OUTROS, MENOS JUAN, LARGARAM MEU PEITO ANTES DOS 2 ANOS PORQUE QUISERAM.

    O JUAN, FOI UM SOFRIMENTO, CHOROU MUITO, POIS COM UM ANO E MEIO MINHA MELHOR AMIGA ACHOU UM ABSURDO QUE ELE AINDA MAMASSE. HOJE EM DIA ELE ME FAZ SOFRER BASTANTE: COM 31 ANOS É O ÚNICO DOS 6 IRMÃOS QUE NÃO SABE AINDA O QUE QUER DA VIDA.

    OU SEJA, MARIA ALICE E TODOS OS SERES HUMANOS PRECISAMOS, -MAIS DO QUE VITAMINAS E MINERAIS-, AMOR.

    ResponderExcluir
  7. JP...
    minha experiência na maternidade ainda é curta...
    mas o Felipe esta agora no esquema hibrido (peito+Nan) e ele so tem 2 meses... isso porque meu leite reduziu muito no inicio do segundo mes...
    por um lado é uma pena não ser 100% leite materno... por outro: amamentar as vezes cansa, as vezes doi e limita muito a vida da mãe..
    E eu sou uma daquelas mães que quer tudo ao mesmo tempo agora..
    Olha a cara de saudável e feliz da Vergueirinha.. não acho que ela vai sentir fala não...
    Abs
    Carol

    ResponderExcluir