quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Comidinhas


 Poucas vezes comentei sobre a alimentação da Maria Alice no blog. Provavelmente porque isso nunca foi um grande problema para nós, já que ela sempre comeu muito bem. Mas como estou nesse processo de fazer algumas revisões do primeiro ano de vida dela, e considerando que provavelmente não tocarei mais no assunto tão cedo, resolvi escrever um pouquinho sobre o tema.

Como todo bebê, Maria Alice começou no peito. Não sei o que acontece naqueles programas que passam na MTV (16 and pregnant - ou um nome assim) em que as mães logo após o parto já estão dando mamadeira para seus filhos, mas a nossa pequena ficou exclusivamente no leite materno até o sétimo mês de  vida.

A partir daí, entrou no berçário e passou a ser alimentada também com frutas e papinhas. Tudo muito pastoso e em pequena quantidade, que foram introduzindo novos sabores para ela.

Da mesma forma como nunca usou chupeta, Maria Alice também não se adaptou à mamadeira, e até hoje só a usa para beber água e nada mais.

Recentemente, antes de completar um ano de vida, passou a se alimentar de sopas mais consistentes, com pedaços de comida. Aos poucos, e com seus dentes aparecendo, mastigava parte da comida que recebia.

Agora mais esperta e consciente, já gosta de tudo! Ao invés das sopinhas, prefere se alimentar do nosso prato de arroz e feijão, e come inúmeras vezes ao dia e em grandes quantidades. As papinhas não foram abandonadas, mas reduzidas consideravelmente (o bolso agradece), e ela também mastiga biscoitos e chocolates. O leite materno está firme e forte, mas em menor quantidade, às vezes substituído em parte pelo leite em pó com um pouquinho de água.

Vira e mexe faz  birra e não quer comer, e aí temos que distraí-la. Um de nós dá a comida, o outro faz graça para chamar sua atenção. Mas em geral é ela que vem atrás de nós querendo comida, e a imagem da sua boca aberta falando "aaahh" é algo que para sempre guardarei com carinho na memória.

2 comentários:

  1. Que linda. A Manuela em breve entrará nas papinhas. Não vejo a hora de começar a lambança, rsrs.

    Depois passa lá no Mamy, que hoje comemora seu primeiro ano com sorteio. Participe!

    bjs,

    ResponderExcluir