segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Civismo


Todos sabem que sou um grande chato (bem, todos menos Maria Alice - por enquanto). E como todo bom chato, tenho a plena convicção que um mínimo de postura adequadamente cívica se faz necessário para garantir respeito às pessoas com quem convivemos.

Maria Alice vai conhecer essa característica do seu pai não somente no discurso, mas também na prática, e terá que se acostumar com ela. Dentre outras coisas:

- Não jogo lixo no chão;
- Odeio furar filas - e também quem as fura;
- Evito ao máximo sentrar em lugares preferenciais em ônibus e metrô (nem com a Maria Alice no colo, já que ela não fica parada mesmo);
- Em ônibus de viagem não gosto de falar alto;
- Nas praças de alimentação só procuro lugar para sentar depois de ter comprado a comida (para não tirar o lugar de quem está com a bandeja na mão);
- Quando viajo de avião, tomo o máximo cuidado ao levantar para não apoiar no assento da frente - e é extremamente incômodo quando fazem isso comigo, mas parece que ninguém percebe;
- Se vier a ser chefe, meus subordinados não farão "errandas" pessoais para mim;

- Não corro para entrar no elevador, e dou passagem para quem está saindo;
- Fico do lado esquerdo da escada rolante;
- Levanto o guarda-chuva quando cruzo com alguém na rua (essa é mentira, eu raramente ando com guarda-chuvas, mas fico irritado quando não fazem isso e me acertam os olhos)
- E a lista segue....

3 comentários:

  1. Mas o lado certo para ficar, nas escadas rolantes, é a DIREITA, pra poder liberar o fluxo de quem está com pressa...

    ResponderExcluir
  2. nossa! vc parece cataläo ou vascaino (näo torcedor do Vasco da Gama FC, mas procedente do Pais Vasco, aqui na Espanha):D

    consuelo

    ResponderExcluir