quarta-feira, 16 de março de 2011

Desfralde



Ainda que não exista o vocábulo no dicionário, já traçamos em casa uma estratégia inicial para o “desfralde” de Maria Alice, ou seja, para o momento em que ela deixará de usar fraldas e as substituirá pelo uso regular do penico e/ou vaso sanitário.

Para que isso aconteça, naturalmente, será necessário que a filhota aprenda a controlar seu próprio corpo, algo que em geral, pelo pouco que li sobre o assunto, se dá por volta de dois anos de vida.

O primeiro passo da nossa estratégia foi a aquisição de um “penico musical”. Aproveitamos a oportunidade da viagem de novembro, e os baixos custos, e adquirimos um equipamento que troca quatro músicas diferentes, dependendo do que for identificado pelo sensor, e em tese ensina (condiciona) a criança sobre a arte que ela está produzindo.

Maria Alice adorou o penico! Nem tanto pela música, que eu não tenho ligado para não gastar as pilhas, mas pelo fato de poder imitar seus pais como se tivesse um “troninho” só dela.

E ela efetivamente já entende para que ele serve, e até simula estar utilizando-o, mas ainda não controla o seu corpo a ponto de nos dar confiança de tirar sua fralda. Aos poucos, estamos fazendo isso no momento do banho – e ela já “batizou” o banheiro. Bem, são ossos do ofício, e se não a estimularmos (condicionarmos) demorará muito tempo para que ela se livre das fraldas - e o papai se livre da despesa.

Agora, honestamente, é mais fácil trocar uma fralda suja ou limpar um penico?

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Akakaka...achei que eu era a única que pensava egoisticamente isso. Puxa vida, mil vezes trocar a fralda do que limpar penico, sem contar a limpeza de outros cômodos, jogo de cama, colchão e sabe-se lá o que mais, nessa fase de aprendizado.

    Mas fazer o que? A questão não é o que é melhor para nós e sim uma fase da vida que eles têm que passar, né? Então...boa sorte e sucesso por aí!


    Ps: tá difícil postar um recado aqui hoje. O primeiro foi com pressa e continha erros. O segundo, copiei uma frase a mais que nada tinha a ver com o comentário, rsrs. Agora foi!

    ResponderExcluir
  4. Nossa eu sempre tive esse pensamento tb!! E justamente por isso ensinei meu filho a usar o redutor rsrsrsrs, beeeeeem mais prático é só dar descarga e pronto!! E ele adorou, ainda bem!! Pq ninguém merece limpar penico!!

    ResponderExcluir