sexta-feira, 4 de março de 2011

À sua maneira

 

Mamãe Paixão passou um pito em mim após o último texto. Disse que eu, ao falar que Maria Alice estava demorando para se expressar verbalmente, acabava por dar a entender também que ela não se comunica em nada com a gente.

Não é verdade, é claro (não é verdade que ela não se comunica - quanto a deixar essa impressão em relação ao texto, vocês que me digam!).

De fato, Maria Alice se comunica bastante com a gente já há muito tempo, e ela o faz através da mímica.

Da sua própria maneira, a filhota comunica tudo o que ela bem quer. Exemplos? O mais marcante foi a música, quando ela pedia que colocássemos vídeo de música sinalizando colocando um dedo no meio da palma da outra mão. O que isso significava?

- Meu pintinho amarelinho, cabe aqui na minha mão, na minha mão. (ela abandonou essa mímica quando aprendeu a falar "tumba", que é uma expressão encontrada em outra música.)

Quando quer tomar banho, ela passa a mão pelo seu corpo fazendo o movimento da água de cima para baixo. Quando quer escovar os dentes, coloca o dedo dentro da boca, e simula uma escova passando pelos seus já muitos dentes de leite. O tênis está com cheiro ruim? Ela faz careta e passa a mão pela frente do nariz, indicando isso.

Recentemente, e de forma inesperada, ela começou a apontar para a sua perna. Não sabíamos o que queria dizer. Seria o Saci de pelúcia, que ela estava a procurar? A acompanhei pela escada acima e descobri que queria era pegar na verdade o coelho de pelúcia. Bem, ele usa as pernas para pular, né?

Enfim, Maria Alice se comunica muito sim. Se comunica até demais, com a gente, com os outros bebês e com quem mais ela tiver vontade. Apenas não usa muito da fala ainda, desenvolveu seu próprio método.

Cada bebê tem seu tempo e sua forma, essa foi a dela.


- Tô liberado do castigo, Mamãe Paixão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário