sexta-feira, 27 de maio de 2011

Pau Mandado


Maria Alice gosta de mandar. Acho que provalmente a maioria dos bebês também o gosta, até efetivamente aprenderem quem realmente dá as ordens de verdade em casa.

Mamãe Paixão diz que, no nosso caso, a filhota ainda tá no controle, e que o Papai aqui é basicamente um “pau-mandado”. Não concordo, claro, e retruco dizendo que apenas deixo a Maria Alice ter mais liberdade porque ainda não consigo dialogar efetivamente com ela. Mentira, na verdade gosto de vê-la exercer suas vontades totalitárias enquanto ainda pode, nesse momento em que nós pais, e a vida, ainda não a restringimos de fazer muitas coisas, o que um dia vai mudar.

Por isso que a incentivo a jogas as coisas no chão, e muitas vezes até jogo antes para dar o exemplo. Só Mamãe Paixão que não gosta muito disso...

De qualquer forma, ela também fala muito “nãos”. É firme naquilo que quer e no que não quer, e seus “nãos” têm tanto o charme como a implicância de uma criança em fase de imposição das suas vontades. É até hoje a palavra que mais fala.

O “sim” inexiste no seu vocabulário, e ela usa muitas vezes o “qué”. Bacana é quando tenta tirar as pessoas do sofá para sentar nos seus lugares, faz muito isso com os avós, que geralmente cedem.

Mas Maria Alice já começa a levar broncas também, e ficou de castigo algumas vezes. Sabe o que significa “castigo” e até chora antecipadamente se ameaçamos recorrer a ele, mas não aprendeu ainda a deixar de fazer alguma arte que não gostamos. Fica sem graça quando brigamos com ela, sorri envergonhadamente, tenta consertar o erro e até faz carinho em nós, mas em seguida volta a repetir a falha.

Todos estamos aprendendo juntos, e agora vai ficar um pouco mais difícil com a gravidez de Mamãe Paixão. Aguardo algumas mudanças no comportamento da filhota, talvez ciúmes quando nascer o bebê, mas isso é tema para outro texto no futuro.

2 comentários:

  1. kkkk, que linda.
    Deve ser um encantinho ver ela com este dedinho apontado dizendo vaio pra la papai, vem pra ca papai. kkk
    Abraçø.

    ResponderExcluir
  2. Oiiieee!
    Esta menina tão pequena e já cheia de personalidade!! ehehehe.. A tendência é ficar mais e mais esperta ..rss :D
    Então, eu só ouvi relatos de ciúmes mas sei que vcs vão saber lidar com isso direitinho e colocar as dicas aqui no bog :D
    Beijo grande! Ela tá linda e fofa na foto :-)

    ResponderExcluir