quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Ciúmes de Você


O comportamento da Maria Alice mudou, já conseguimos perceber. Acho que é a Tarsila que a está afetando e a deixando mais arredia. Não que a Maria Alice tenha sido um bebê fácil, ficará para sempre na memória as minhas incontáveis noites e finais de semana andando com ela para lá e para cá para que não chorasse, mas parece que agora há um motivo próprio para ela estar assim: ciúmes da irmã.

Ela pede muito colo, e sabe que sua mãe só pode ficar com ela sentada, já que não está podendo carregar peso. Tem explosões de “birra”, momentos em que parece só se acalmar dormindo. Sabe que a “Tatá” está vindo, e tudo o que ela não quer ou não deseja mais diz que é para a futura irmã: o berço, as roupas, a mamadeira, etc.

Me parece principalmente que ela pressente que está perdendo um pouco de espaço na casa, e que sua mãe não é mais exclusivamente propriedade dela.

Vamos ver, ainda tem três meses pela frente. A tendência é piorar um pouco, mas não teremos como fugir disso. A estratégia será fazer ela co-partilhar nossa experiência ao cuidar da Tarsila assim que ela nascer. Dar banho, ajudá-la a vestir, niná-la, ou seja, fazer com que a Maria Alice atue em casa junto de nós, e não fique isolada ou sozinha quando precisarmos dar atenção à caçula. É mais um belo desafio pela frente.

4 comentários:

  1. Já li tb em algum lugar que alguns pais colocaram um recado aos visitantes. Antes de chegar perguntando ou querendo ver o mais novo, não esqueça de cumprimentar nosso filho mais velho.
    Isso ajuda muito ao pequeno não se sentir excluído.

    Chamá-la pra ajudar com certeza é o melhor caminho de aproximar a pequena da irmã.

    Vai dar tudo certo. Com pais carinhosos como vocês, há de dar tudo certo.

    Bjokas.

    ResponderExcluir
  2. É normal,o menino da Sara tá dando trabalho no sentido de querer muito mais a atenção dela, tem que colocar ele no carrinho qdo saimos e o bebe fica no colo, ele quer fazer tudo que fazem para o bebe. Começou a falar de forma manhosa e um pouco errado igual bebe !! Mas com certeza uma hora passa !! bjs Marisol

    ResponderExcluir
  3. Nossa...adorei a dica da Fabi. Não que as pessoas sejam maldosas, mas quem não tem filho, em geral, nem pensa nisso. Amiga, registrado para o segundinho, rsrs

    Quando o meu sobrinho nasceu, compramos um presente (simbólico, nada caro) para a minha sobrinha mais velha (a irmã) e quando ela foi ver a mãe e o irmãozinho na maternidade, o pai entregou à ela dizendo que o irmão havia trazido aquele presente. Ela ficou toda feliz.

    Logo elas serão as melhores amigas, pode ter certeza.

    bjs,

    ResponderExcluir
  4. Minha mae fez a mesma coisa comigo, quando minha irma nasceu! E disse que foi amor a primeira vista. hahahha. Que eu queria carregar minha irma pra todo lugar... Eu tinha quase 3 anos e tenho varias fotos com a Tchela "no colo"... hauahauaha.

    ResponderExcluir