quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Como cresceu!


Maria Alice mudou muito nesses dois anos. Provavelmente mais do que mudará a partir de agora, em que o seu desenvolvimento passará a ser mais gradual.

Fiz uma pequena lista para registrar em que pé estamos no desenvolvimento da filhota. Vou deixar algumas coisas de lado, com certeza, mas nem sempre dá para lembrar tudo. Vamos lá:

1 - Finalmente o sono da Maria Alice entrou nos eixos. Depois de muito sofrermos com isso, faz um mês que ela passou a dormir a noite toda, com algumas poucas exceções. Ufa!
2 - Comida não é um problema para a filhota, e até Vovó Vergueiro se assustou de como ela gosta de verduras e legumes. Mas adora uma carne também, e foi bem acostumada a comer arroz e feijão, assim como seus pais. Também come frutas sem problemas.
3 - Falar nunca foi o dom da Maria Alice, mas ela adora se comunicar. É expressiva e fazia mímicas desde antes do seu primeiro aniversário. Agora já sabe muitas palavras, mas demonstra ter um pouco de vergonha quando é para dizer algo diferente e novo para ela.
4 - Anda bem, mas também não saiu andando por aí novinha. Gosta muito de colo, e se atrapalha um pouco na corrida.
5 -  Sua personalidade é forte e ela gosta de mandar. Dá muito trabalho quando não consegue o que quer e impor limites é um desafio importante para nós no processo de formação do caráter dela.
6 - Não gosta de receber broncas. Sabe quando faz algo errado - e às vezes até faz de propósito - e disfarça bastante na hora da bronca: faz carinho ou muda de assunto. É esperta e maliciosa.
7 - Reconhece o que é ficar de castigo. Faz de tudo para evitar isso - e nós recorremos muito pouco a esse expediente para não vulgarizá-lo.
8 - Tem grande sensibilidade musical. Já tem ritmo (à diferença do Papai) e gosta de dançar, além de tocar instrumentos musicais. Tudo fruto do intenso trabalho de musicalização da Mamãe Paixão.
9 - Adora pintar. Tem um balde de lápis de cor e canetinhas, e está sempre pedindo papel para rabiscar. Pega a folha e pede para colar na parede, para que ela possa ver e pintar ainda mais.
10 - Gosta de livros e de ouvir histórias.
11 - Banho é com ela mesmo. Chora na hora de sair, reclama se esquecemos de escovar seus dentes e gosta de ficar fazendo caretas no espelho.
12 - Parece gostar da ideia de ter uma irmã, ou pelo menos já está consciente da vinda da "Tatá". Separa itens para ela, principalmente aquilo que não quer mais vestir ou que não cabe nela.
13 - Pede "ate", muito "ate" (chocolate).
14 - Reconhece os quatro avós. Adora ir na casa deles e ser mimada o máximo possível. Não dá sossego aos avôs, faz deles o que bem quer, mandando levantar, sentar, levantar, sentar, inúmeras vezes ao dia.
15 - E, acima de tudo, tem grande amor pelos seus pais!

7 comentários:

  1. Nossa, quanta coisa a pequena ja faz...
    O meu quase não fala, e comer verduras, o que é isso??? rsrs
    Como eles aprendem em dois anos ne, e tudo passa tão rapido....
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Laura tb come bem legumes e verduras, mas tudo misturado. Se separamos, ela não come.
    E frutas, só banana =/

    Mas chocolate, ama!!!! Por isso, evitamos comer na frente dela porque ela pede mesmo.

    E esses avós?! Hahahahaha.
    Quero comprar aquelas plaquinhas decorativas pra colocar na casa deles: "Na casa dos avós pode tudo."
    Hahahahahahaha. É perfeito.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Oi JP !

    Vi uma menina impressionantemente parecida com a Maria Alice na semana passada num sofá gigante brincando com seu avô (o ex da Líbia) na TV.

    beijinho

    (Fofocando)

    ResponderExcluir
  4. Oi JP !

    Vi uma menina impressionantemente parecida com a Maria Alice na semana passada num sofá gigante brincando com seu avô (o ex da Líbia) na TV.

    beijinho

    (Fofocando)

    ResponderExcluir
  5. Ah, quem escreveu essa última mensagem? Deixa o nome, rs!

    ResponderExcluir