segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Culpa


Desde que Maria Alice nasceu, um sentimento me acompanha: a culpa.

Até hoje, sempre que tenho algum compromisso de noite ou preciso ficar sozinho no sábado concentrado no trabalho, sinto-me culpado por não poder ajudar a Mamãe Paixão a cuidar da filhota, principalmente porque eu sei o trabalho que ela dá.

Não é culpa nem da Maria Alice e nem da Mara, que em nenhum momento me pressionou para ficar exclusivamente em casa. Mas em todas as poucas oportunidades em que me estendi de noite tomando uma cerveja com os amigos, ou nas reuniões que acontecem com certa periodicidade durante o mês (fruto do meu espírito associativista exacerbado), senti essa estranha sensação de estar fazendo algo errado - e que o certo era ficar em casa ajudando.

Com a Tarsila esse sentimento vai aumentar, naturalmente. E é parte da experiência de ser pai.

5 comentários:

  1. Acho que o que pode aliviar esse sentimento é ser 100% dedicação quando vcs estiverem juntos. E claro, tentar sempre voltar logo pra casa pra aproveitar cada segundo com sua pequena.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. O papai da Alice tem esses mesmos sentimentos, mas qnd está por perto é todo dela e meu tb é claro ;)
    Maria Alice tb tem papai que curte estar com ela e se dedica e isso é o importante,
    abraços

    ResponderExcluir
  3. A culpa me acompanha desde fev 2010 tb! Faz parte! Até p fazer a unha eu protelo! O pai acho q nao sabe oq e culpa, ou pelo menos nao demonstra! Coisas da vida! Sds

    ResponderExcluir
  4. Faz parte, honorável Pai San! Mas se a culpa perdurar, é porque estás mesmo abusando e deves dar uma forcinha em casa, bem como vivenciar mais uma atividade ou outra da filhota, pequeno gafanhoto! E cuidado: cervejas e muito trabalho fora de hora podem ao lado negro da Força conduzir, caro padawan! Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Faz parte de ser pai e ser mãe. Carregamos essa culpa a todo momento. E mesmo quando estou fazendo coisas certas para mim, sinto a tal famigerada culpa.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir